Browsing "Older Posts"


As bobinas de gelo estocadas em freezer estão em temperatura próxima de -20ºC e em congelador próximo de -7ºC. Para ambientação do gelo, proceder da seguinte maneira:
· Retirar a quantidade suficiente de bobinas do freezer/congelador e colocar sobre uma bancada, mesa ou pia até que desapareça a névoa que normalmente cobre a superfície externa da bobina. Ao mesmo tempo colocar uma das bobinas sob o material isolante (tampa da caixa de isopor) e colocar sob a bobina o bulbo de um termômetro de cabo extensor, para indicar quando as bobinas terão alcançado a temperatura de 0ºC. Após o desaparecimento da névoa e confirmação da temperatura positiva através do termômetro, colocá-las nas laterais da caixa térmica.
· Mensurar a temperatura da caixa térmica com um termômetro de cabo extensor, antes de colocar as vacinas em seu interior.
Marcadores:

Como ambientar as bobinas de gelo

Por Cida → sábado, 19 de novembro de 2011

Os equipamentos da Rede de Frio podem deixar de funcionar por vários motivos, para evitar a perda dos imunobiológicos precisamos adotar algumas providências:
· Quando ocorrer interrupção no fornecimento de energia elétrica, manter o equipamento fechado e monitorar a temperatura interna. Se não houver o restabelecimento do fornecimento de energia em duas horas ou se a temperatura estiver próxima a 8ºC, providenciar a transferência dos imunobiológicos para outro equipamento ou caixa térmica com a temperatura adequada.
· O mesmo procedimento deve ser adotado em caso de falha do equipamento e neste caso, providenciar o reparo o mais rápido possível.
· No quadro de distribuição elétrica da Unidade, deve-se identificar a chave específica do circuito da Rede de Frio ou sala de vacinação e colocar um aviso em destaque “NÂO DESLIGAR”.
· Recomenda-se orientar os agentes responsáveis pela vigilância e segurança da Unidade, na identificação de problemas que possam comprometer a qualidade dos imunobiológicos, comunicando, imediatamente, ao técnico responsável, principalmente durante finais de semana e feriados. 
Marcadores:

Situações de emergência em sala de vacina

Por Cida →


A Cadeia de Frio é um sistema logístico que compreende uma equipe técnica qualificada, equipamentos e procedimentos padronizados para o recebimento, armazenamento, conservação, manuseio, distribuição e transporte de imunobiológicos, em condições adequadas de temperatura e protegidos da luz, desde o fabricante até o momento de sua utilização.
Imunobiológicos
São produtos termolábeis, isto é, podem ter sua capacidade imunogênica comprometida quando expostos à temperaturas inadequadas.
O manuseio incorreto, equipamentos com defeito ou falta de energia podem interromper o processo de refrigeração, comprometendo a potência e a eficácia dos imunobiológicos. 
Sistema de Refrigeração
O sistema de refrigeração é composto por um conjunto de componentes unidos entre si, com a finalidade de transferir calor de um espaço ou corpo para outro.
Esse espaço pode ser o interior de uma câmara frigorífica, de um refrigerador ou qualquer outro espaço fechado onde haja a necessidade de se manter uma temperatura mais baixa que a do ambiente que o cerca.
Com o Programa Nacional de Imunizações, surge a necessidade de equipamentos de refrigeração para a conservação de imunobiológicos e inicia-se a utilização do refrigerador doméstico para este fim.
Temperatura
A quantidade de calor não pode ser medida, mas através de um termômetro pode-se medir a intensidade do calor. A temperatura de um corpo ou substância é a medida da intensidade ou grau de calor existente em sua massa.
Existem diversos tipos de indicadores de temperatura e para seu funcionamento aproveita-se a propriedade que algumas substâncias têm de dilatar-se ou contrair-se conforme ocorra aumento ou diminuição de sua temperatura. Os líquidos mais utilizados são o álcool e o mercúrio, pois não congelam em baixas temperaturas.
Equipamentos da Rede de Frio
A manutenção preventiva e corretiva é indispensável para garantir o bom funcionamento dos equipamentos da Rede de Frio.
Cuidados básicos:
· Realizar leitura da temperatura, diariamente, em três períodos (início da jornada de trabalho, início da tarde e final da jornada de trabalho).
· Anotar em impresso próprio.
· Fazer degelo e limpeza a cada 15 dias ou quando a camada de gelo for superior a 0,5 cm.
· Usar tomada exclusiva para cada equipamento instalada a 1,30 m do piso (NBR nº 5410).
· Instalar distante de fonte de calor, sem incidência de luz solar direta, bem nivelada e afastada 20 cm da parede e 40 cm entre equipamentos.
· Não armazenar outros materiais (materiais de laboratório, odontológicos, alimentos, medicamentos etc.).
· Não armazenar nada na porta.
· Certificar-se de que a porta está vedando adequadamente.
Instâncias de armazenamento
- Nacional
- Estadual
- Regional ou distrital
- Municipal
- Local ( São armazenados os imunobiológicos para utilização na sala de vacinação da unidade de saúde. Estes imunobiológicos devem ser mantidos em temperatura entre +2ºC e +8ºC, utilizando refrigeradores tipo doméstico com capacidade igual ou superior a 280 litros ou câmara para conservação de imunobiológicos.
· A capacidade de armazenamento deve estar de acordo com os quantitativos de imunobiológicos necessários às atividades de vacinação para a população de referência.
· Recomenda-se a climatização das salas de vacinação (aparelhos de ar condicionado para clima quente e aquecedores para clima frio) com o objetivo de se evitar perda de imunobiológicos.
· Recomenda-se o uso de freezer para o acondicionamento de gelo reutilizável para utilização em caixas térmicas. 



Marcadores:

REDE DE FRIO

Por Cida →