Marcadores:

Falta de Teste Tuberculínico no País

Por Cida → domingo, 30 de novembro de 2014
Laboratório produtor dos kits interrompeu a fabricação; Ministério da Saúde discute alternativas e afirma que o problema é mundial.



O Brasil enfrenta a falta de teste para diagnóstico de tuberculose latente, aquela em estágio inicial, em que o paciente é assintomático. O problema ocorre porque o laboratório produtor dos kits, na Dinamarca, foi vendido e interrompeu a fabricação. O governo brasileiro foi avisado no primeiro semestre, quando fazia a encomenda para o período de 2014/2015.
O Ministério da Saúde está discutindo alternativas: a compra de testes mais caros para grupos vulneráveis ou a transferência de tecnologia para fabricação nacional. Já há falta dos kits nos Estados. A tuberculose é a quarta causa de morte entre as doenças infecciosas. "Não podemos ficar a mercê da decisão da cadeia de produção internacional. Temos de ter autonomia." Diz Roberto Pereira, Integrante do fórum de ongs de combate à tuberculose.
O teste tuberculínico ou PPD(derivado de proteína purificada, na sigla em inglês) é um exame subcutâneo em que uma fração do bacilo de koch, bactéria causadora da tuberculose, é injetada no braço. Se houver reação, indica que o paciente foi infectado. Ele ainda está assintomático e não transmite a doença. Nesse caso, inicia-se o tratamento preventivo, com apenas um medicamento - a tuberculose ativa é tratada com um coquetel de remédios.
O exame é indicado para pacientes com baixa imunidade(HIV positivo ou portadores de doenças inflamatórias autoimunes, como artrite reumatoide, psoríase, doença de crohn, que serão tratados com medicamentos imunossupressores); e profissionais de saúde.
"Esse não é um problema do governo brasileiro. Há dinheiro para comprar, mas nã há quem venda. Tanto os statens Serun Institut, da Dinamarca, quanto a sanofi suspenderam a fabricação. Agora, é discutir o que fazer, como substituir", disse Margareth Dalcomo, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (fiocruz) e integrante do comitê técnico que assessora o Ministério da Saúde. "A recomendação do Ministério da Saúde em saco de crianças é radiografá-las. Se não estiverem doentes, e conviverem com pessoas com tuberculose, deve´se iniciar o tratamento profilático", explica ela, para quem no caso de pacientes com HIV e doenças inflamatórias autoimunes, a "decisão é mais complexa". "Para esses grupos de maior risco, sem dúvida seria desejável que tivéssemos acesso ao PPD ou a outros tipos de testes". Nos Estados Unidos, o PPD foi substituído pelo ingra (ensaios de detecção de interferon gama em sangue, na sigla em inglês), exame mais caro, o que dificulta a compra em larga escala. Outra sugestão é que a tecnologia de produção do PPD seja transferida para algum laboratório brasileiro. Em nota, o Ministério da Saúde afirma que o teste PPD " é um exame complementar aos principais métodos de diagnóstico laboratorial da doença, que são o baciloscopia, exames clínicos e de RX".
A falta do teste PPD é mundial.

Marcadores:

Cida

Sou Funcionária Pública na area de saúde. Criei esse blog para quem quer e precisa se atualizar. Atualização em saúde, deve ser constante na vida dos profissionais da área da saúde e assim poder ajudar aqueles que cuidam de vida. Foi especialmente preparado para ajudar a esclarecer, passo a passo e em linguagem fácil, tudo o que você sempre quis saber sobre as vacinas, mas ainda não tinha onde procurar, onde ler ou a quem perguntar, poder ajudar as mães que se preocupam com a saúde de seus filhos: para Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e também para aqueles que se interessam pela área de saúde, mais precisamente pela área de prevenção e deseja estar sempre atualizado(a).

Nenhum Comentário em " Falta de Teste Tuberculínico no País "