Marcadores:

Estratégia de vacinação contra meningite

Por Cida → domingo, 31 de outubro de 2010
Estratégias de Vacinação contra Meningite Meningocócica:

a) setembro-outubro de 2010: considerando-se a disponibilidade da vacina, inicialmente será aplicada apenas para as crianças entre 1 ano e 1 ano 11 meses e 29 dias;
b) novembro-dezembro de 2010: serão incluídas as crianças menores de um ano de idade para as crianças menores de 1 ano de idade.
c) a partir de 2011, será aplicada aos 3 e 5 meses de idade e uma dose de reforço aos 12 meses;
d) de acordo com a Resolução conjunta da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo SS/SSDP 1 de 20 de março de 2009, que aprovou o calendário vacinal das pessoas com Síndrome de Down, a vacina conjugada contra o meningococo C será aplicada para as crianças menores de 5 anos de idade;
e) de acordo com o Manual dos Centros de Referência para os Imunobiológicos Especiais (CRIEs), essa vacina também poderá ser aplicada nas seguintes situações: asplenia anatômica ou funcional, imunodeficiências congênitas da imunidade humoral, particularmente do complemento e de lecitina fixadora de manose, pessoas menores de 13 anos com HIV/AIDS, implante de cóclea e doenças de depósito.
Após a vacinação, são necessários 7 a 10 dias para a obtenção de títulos protetores de anticorpos. A duração da proteção a longo prazo ainda não é conhecida.
A vacina polissacarídica contra o meningococo A/C será utilizada em situações específicas, como por exemplo em ações de controle de surto. No quadro abaixo as principais diferenças entre uma vacina polissacarídica e uma vacina conjugada..


Diferenças entre uma vacina polissacarídica e vacina conjugada

Aspecto                                           Vacina Polissacarídica       Vacina Conjugada


Resposta imune T –dependente                  Não                                         Sim
Memória imunológica                                    Não                                         Sim
Efeito booster                                                 Não                                          Sim
Persistência de proteção                             Não                                          Sim
Imunidade de rebanho                                  Não                                           Sim
Redução do estado de portador                 Não                                            Sim

Marcadores:

Cida

Sou Funcionária Pública na area de saúde. Criei esse blog para quem quer e precisa se atualizar. Atualização em saúde, deve ser constante na vida dos profissionais da área da saúde e assim poder ajudar aqueles que cuidam de vida. Foi especialmente preparado para ajudar a esclarecer, passo a passo e em linguagem fácil, tudo o que você sempre quis saber sobre as vacinas, mas ainda não tinha onde procurar, onde ler ou a quem perguntar, poder ajudar as mães que se preocupam com a saúde de seus filhos: para Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e também para aqueles que se interessam pela área de saúde, mais precisamente pela área de prevenção e deseja estar sempre atualizado(a).

Nenhum Comentário em " Estratégia de vacinação contra meningite "