Marcadores:

Sarampo ameaça Brasileiros

Por Cida → sábado, 23 de outubro de 2010
Atualização da situação epidemiológica
Após 4 anos sem registro de sarampo confirmado, desde julho de 2010 ocorrem casos de sarampo confirmados no Brasil. Os casos atuais atendidos inicialmente no setor privado, foram identificados em pacientes não vacinados e relacionados à importação de vírus circulantes no continente europeu e africano.
A alta transmissibilidade do sarampo, a freqüência e a facilidade dos deslocamentos internacionais e nacionais nesta década, constituem permanentes desafios a consolidação de sua eliminação em nível global.A partir de 6/7/2010, no Pará, houve identificação de uma cadeia de transmissão intradomiciliar com três casos em adultos jovens (19 e 26 anos),não vacinados, com história de participação em reunião religiosa, e sem deslocamento internacional. A identificação viral resultou no genótipo D4, circulante no continente europeu. As investigações prosseguem no sentido de identificar a fonte de infecção.
No Rio Grande do Sul, após 11 anos sem sarampo, três casos foram confirmados laboratorialmente no município de Porto Alegre, com primeiro atendimento em hospital privado. Os dois primeiros casos pertencem ao mesmo núcleo familiar, são do gênero feminino, na faixa etária de 10 e 11 anos, sem histórico vacinal para sarampo, com história de viagem para Buenos Aires/Argentina, no período de 22 a 28 de julho - mesmo período em que foi divulgada a existência de casos confirmados naquele país. O primeiro caso iniciou com sintomas no dia 3 de agosto. O terceiro caso, ocorrido em criança de nove meses, do gênero feminino, teve contato com o segundo caso em sala de espera na emergência pediátrica do hospital, no dia 15 de agosto. No dia 28 iniciou a febre e em 2 de setembro o exantema. O resultado da filogenética do vírus do sarampo identificou o genótipo B3, que circula em países africanos desde 2007.
No estado da Paraíba, no município de João Pessoa, até o presente momento, foram notificados 110 casos suspeitos de sarampo. Destes, 43 (39%) foram confirmados, dos quais 39 são residentes em João Pessoa, dois em Santa Rita, um em Bayuex, um em Conde (municípios da região metropolitana da capital) e 67 (60%) estão sob investigação. Os primeiros casos tiveram como fonte de infecção um mesmo local em João Pessoa. Entretanto, até o momento, não foi possível estabelecer o vínculo entre todas as cadeias de transmissão. O último caso confirmado naquele estado teve início de sintomas (data do exantema) em 6 de outubro de 2010.
O vírus identificado, até o momento, foi o do genótipo B3, cujo seqüenciamento genético é similar ao que está circulando na África do Sul.

Marcadores:

Cida

Sou Funcionária Pública na area de saúde. Criei esse blog para quem quer e precisa se atualizar. Atualização em saúde, deve ser constante na vida dos profissionais da área da saúde e assim poder ajudar aqueles que cuidam de vida. Foi especialmente preparado para ajudar a esclarecer, passo a passo e em linguagem fácil, tudo o que você sempre quis saber sobre as vacinas, mas ainda não tinha onde procurar, onde ler ou a quem perguntar, poder ajudar as mães que se preocupam com a saúde de seus filhos: para Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e também para aqueles que se interessam pela área de saúde, mais precisamente pela área de prevenção e deseja estar sempre atualizado(a).

Nenhum Comentário em " Sarampo ameaça Brasileiros "