Campanha de vacinação (Poliomielite e Sarampo)

Por Cida → sábado, 11 de junho de 2011
Neste sábado (dia 18/06/2011) juntamente com a Campanha contra Paralisia Infantil, também vacinaremos as crianças menores de sete anos com a vacina Tríplice Viral, ou seja, contra Sarampo, Caxumba e Rubéola.

1- Veja no quadro abaixo as vacinas que as crianças devem tomar, de acordo com a idade, a data da campanha de vacinação e o estado onde vivem.

Campanhas NacionaisDatasPúblicoUF
1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite18 de junho (Dia de Mobilização) a 22 de julhoCrianças de 0 a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias)Todos os estados e municípios
1ª fase da Campanha de Seguimento contra o SarampoCrianças de 1 ano a menores de 7 anos (6 anos, 11 meses e 29 dias)Todos os municípios de: AL, BA, CE, MG, PE, RJ, RS, SP
2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite13 de agosto (Dia de Mobilização) a 16 de setembro Crianças de 0 a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias)Todos os estados e municípios
2ª fase da Campanha de Seguimento contra o SarampoCrianças de 1 ano a menores de 7 anos (6 anos, 11 meses e 29 dias)Todos os municípios de: AC, AM, AP, ES, GO, MA, MS, MT, PA, PB, PI, PR, RN, RO, RR, SE, SC, TO e DF

2. Há risco para as crianças que vão tomar duas vacinas? Não. As vacinas são seguras e podem ser dadas às crianças no mesmo dia, sem prejudicar a saúde delas.

3. As vacinas têm contraindicações?
Em geral, não. Porém, recomenda-se que as crianças que estejam com febre acima de 38º ou com alguma infecção sejam avaliadas por um médico antes de se vacinarem. Também não é recomendado vacinar crianças que tenham problemas de imunodepressão (como pacientes de câncer e aids ou de outras doenças e ou tratamentos que afetem o sistema imunológico, de defesas do organismo) e anafilaxia (reação alérgica severa) a dose anterior das vacinas.

4. Onde vacinar as crianças? Os pais ou responsáveis devem procurar a Secretaria de Saúde do seu município ou estado para se informar sobre a lista de postos, bem como os endereços e os horários de funcionamento.

5. Só será possível vacinar as crianças nessas datas?
Não. As vacinas contra pólio e sarampo são oferecidas gratuitamente pelo SUS e estão disponíveis durante todo o ano, nos postos de saúde, para a imunização de rotina. Mas é fundamental levar as crianças às campanhas de vacinação, porque elas reforçam a proteção da saúde delas.

6. Como funciona o calendário básico de vacinação, fora das campanhas?
Vacina poliomielite oral – Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, recebem o primeiro reforço. Porém, todas as crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas doses durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

Vacina tríplice viral – As crianças devem tomar uma dose da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) aos 12 meses e um reforço de quatro a seis anos. Porém, todas as crianças devem se vacinar nas “campanhas de seguimento”, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.
Cida

Eu sou Maria Aparecida (Cida). Sou Técnica em Enfermagem e trabalho em sala de Vacina a mais de 26 anos em Guapiara / SP.

9 comentários to ''Campanha de vacinação (Poliomielite e Sarampo)"

ADD COMMENT
  1. ola quais as reacoes da vacina polio?

    ResponderExcluir
  2. polio injetável = dor local e febre .
    gotinha = apenas febre .

    ResponderExcluir
  3. uma criança que tomou a vacina triplice viral a 16 dias pode tomar na campanha

    ResponderExcluir
  4. a minha filha de 04 anos esta com febre 38, e bem resfriada ela pode vacinar contra a polio e o sarampo; aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  5. POrque é necessáiro vacinar nas camapanhas se a criança está com o calendário oficial de vacinaçao em dia?

    ResponderExcluir
  6. essa vacina combate catapora?

    ResponderExcluir
  7. moro no rio de janeiro,minha filha vai ficar sem se vacinar na segunda fase da campanha contra sarampo? eu vi no site que não terá a campanha no rio.

    ResponderExcluir
  8. Posso levar meu filho segunda em algum posto de saúde para tomar a vacina da campanha piliomielite pois perdi a campanha

    ResponderExcluir
  9. minha filha tomou gotinha no dia da campanha,e no die seguinte apresentou febre e coceira por todo corpo.pode ser reaçao alérgica da vacinação da polio?

    ResponderExcluir