Marcadores:

Higienização adequada das mãos

Por Cida → quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A higienização das mãos é considerada a medida mais importante e efetiva para a prevenção das infecções e da disseminação de agentes infecciosos nos serviços de saúde.
Apesar de sua importância para a prevenção das infecções, a adesão a esta prática nos serviços de saúde tem sido inaceitavelmente baixa, entre 20 e 50%. Programas de higienização das mãos multidisciplinares, em forma de campanhas e reforços educativos realizados periodicamente, com a participação efetiva de administradores, lideranças e técnicos do controle de infecção, podem reduzir a ocorrência das infecções nos pacientes e evitar a exposição dos profissionais da área de saúde aos patógenos hospitalares..
Atualmente, dispomos de dois recursos para a higienização das mãos: o uso de água e sabão líquido e do álcool em forma de gel. Apesar da técnica de higienização ser semelhante quando do uso de ambas as formulações, a adesão dos profissionais de saúde para a prevenção das infecções tem sido maior para o álcool gel. As vantagens são a facilidade para seu uso e o tempo menor, aproximadamente 15 a 20 segundos (30 a 40 para a água e sabão). Dispositivos para fixação em paredes e a disponibilidade em frascos menores, facilmente transportáveis, também tem colaborado para que atualmente, a preferência pelo álcool gel tenha aumentado.
Na sala de vacina, consideramos quatro oportunidades importantes para a higienização adequada das mãos, isto é:
· Antes e após o manuseio e/ou preparo das vacinas
· Antes e após administração das vacinas
Existe outra eventual oportunidade para a higienização das mãos, que é diante do contato com material biológico (sangue, secreções, excreções) e mucosas dos clientes. Essa situação pode ocorrer antes ou após a administração da vacina.
Em locais onde exista a possibilidade de exposição a agentes infecciosos (mesmo que com menor frequência, como na sala de vacina) deve haver lavatório(s) exclusivo(s) para higienização das mãos, provido de água corrente. Também devem estar disponíveis sabonete líquido, toalha descartável e lixeira com sistema de abertura sem contato manual.
Atualmente, o álcool gel para uso nas salas de vacina vem sendo reforçado e deve ser disponibilizado; sua utilização é fundamental em situações de campanha. É importante ressaltar que o álcool gel não substitui a lavagem das mãos quando estas estiverem visivelmente sujas.

Marcadores:

Cida

Sou Funcionária Pública na area de saúde. Criei esse blog para quem quer e precisa se atualizar. Atualização em saúde, deve ser constante na vida dos profissionais da área da saúde e assim poder ajudar aqueles que cuidam de vida. Foi especialmente preparado para ajudar a esclarecer, passo a passo e em linguagem fácil, tudo o que você sempre quis saber sobre as vacinas, mas ainda não tinha onde procurar, onde ler ou a quem perguntar, poder ajudar as mães que se preocupam com a saúde de seus filhos: para Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e também para aqueles que se interessam pela área de saúde, mais precisamente pela área de prevenção e deseja estar sempre atualizado(a).

Nenhum Comentário em " Higienização adequada das mãos "