Pages

Vacina Subscribe Twitter

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Região dorso-glútea para administração Intramuscular

Compartilhar
REGIÃO DORSO-GLÚTEA OU NÁDEGA (MÚSCULO GLÚTEO MÁXIMO)


Aplicação é realizada nos músculos glúteos, que são amplos e os mais recomendados para aplicação de injeções em adultos e crianças maiores de 2 anos (nas crianças menores o melhor e mais seguro local de aplicação é na coxa).
O profissional deve conhecer o local exato para realizar a aplicação pois esta região é altamente vascularizada e o nervo ciático está presente podendo causar danos graves se a aplicação atingir este nervo.
Aplicar no quadrante superior externo da região glútea, pois é o local mais seguro, longe do nervo ciático, rico em músculos, podendo ser feita profundamente com mais conforto para o paciente e segurança para o profissional.
Técnica: após preparo da medicação e anti-sepsia das mãos conforme descrito anteriormente, orientar a pessoa para manter-se em uma das posições para realização da aplicação: deitado de bruços, com as pontas dos pés voltadas para dentro ou de lado com os joelhos levemente dobrados;
Sentado ou em pé com as pernas juntas e o joelho dobrado;
Proceder conforme descrito para a região deltoideana. Aplicar em ângulo de 90º;
Não aplicar volumes maiores que 5 ml (quantidade maior deve ser aplicado em dois locais diferentes);
Dê preferência às agulhas 30x7 ou 30x8 para evitar o risco de perda de medicamento por refluxo e formação de nódulos doloridos.

3 comentários:

paty gel disse...

estou adorando a informaçao

Anônimo disse...

preciso denunciar uma aplicação errada, como fazer??

Anônimo disse...

vai no ratinho e denuncia

Postar um comentário