Marcadores:

Imunoprofilaxia para Varicela

Por Cida → sábado, 23 de outubro de 2010
A varicela (catapora) é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus
varicela-zoster, caracterizada pela presença de febre e vesículas disseminadas em todo o corpo, que evoluem para crostas até a cicatrização. A transmissão pessoa a pessoa ocorre por contato direto com as lesões de pele e por disseminação aérea de partículas virais (aerossóis). O período de maior transmissibilidade inicia-se dois dias antes do aparecimento das vesículas e perdura enquanto houver vesículas. O período de incubação é, em média, de 14 a 16 dias (varia de 2 a 3 semanas).
Nas crianças sadias, geralmente, é uma doença autolimitada com duração de 4
a 5 dias, em adolescentes e adultos a doença geralmente é mais exuberante.
As complicações podem ser: infecção secundária das lesões de pele, pneumonia,encefalite, complicações hemorrágicas, hepatite, artrite, Síndrome de Reye, e infecção invasiva grave por estreptococos do grupo A, podendo levar a óbito. É importante ressaltar que indivíduos imunocomprometidos, poderão apresentar quadros mais graves da doença.
A vacina contra a varicela é um produto atenuado em células diplóides humanas,derivada da cepa OKA. Essa cepa foi isolada no Japão no início da década de 1970 e foi aprovada para comercialização em 1984. Apesar da varicela acometer as mais variadas faixas etárias, estudos de oroprevalência realizados no Brasil e no município de São Paulo, apontam que até os cinco anos de idade cerca de 50% das crianças ainda não tiveram varicela. A doença pode ocorrer durante o ano todo, porém observa-se um aumento do número de casos no período que se estende do fim do inverno até a primavera (agosto a novembro).

Marcadores:

Cida

Sou Funcionária Pública na area de saúde. Criei esse blog para quem quer e precisa se atualizar. Atualização em saúde, deve ser constante na vida dos profissionais da área da saúde e assim poder ajudar aqueles que cuidam de vida. Foi especialmente preparado para ajudar a esclarecer, passo a passo e em linguagem fácil, tudo o que você sempre quis saber sobre as vacinas, mas ainda não tinha onde procurar, onde ler ou a quem perguntar, poder ajudar as mães que se preocupam com a saúde de seus filhos: para Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e também para aqueles que se interessam pela área de saúde, mais precisamente pela área de prevenção e deseja estar sempre atualizado(a).

Um comentário to ''Imunoprofilaxia para Varicela"

ADD COMMENT
  1. GOSTEI MUITO DO TEMA ABORDADO, ADORARIA QUE VC EXPLORASSE UM POUCO MAIS O ASSUNTO, POIS AINDA É COMUM AS PESSOAS CONFUNDIREM VARICELA COM VARÍOLA. ADOREI O SEU BLOG, SUCESSÃO !!!!!

    PAULINHA

    ResponderExcluir