Marcadores:

Vacinas permitidas durante a gravidez

Por Cida → domingo, 15 de junho de 2014
Para evitar complicações para o feto, a maioria das vacinas deve ser dada somente antes ou depois da gestação. Porém, há situações em que a administração de vacinas pode estar indicada durante a gravidez. Em geral, as vacinas permitidas são aquelas feitas com germes mortos ou toxoides (toxinas inativadas). Vamos falar um pouquinho sobre algumas das vacinas que podem ser aplicadas durante a gestação.

1. Gripe (Influenza) As mulheres grávidas correm o risco particularmente elevado de desenvolver complicações da gripe. Portanto, as vacinas contra a gripe sazonal e gripe A (H1N1) são recomendadas para todas as mulheres grávidas durante a temporada de gripe, independentemente do seu trimestre de gravidez. A vacina contra o Influenza protege não só a mãe, mas também o bebê durante os seus primeiros 5 meses de vida. As mulheres podem amamentar depois de receber essas vacinas.
2. Tétano, difteria e coqueluche A vacina tríplice contra tétano, difteria e coqueluche é rotineiramente administrada durante a infância e uma vacina de reforço é recomendada a cada 10 anos durante a vida adulta. Como as três vacinas não possuem bactérias vivas, elas podem ser administradas na gravidez com segurança. O tétano é uma causa comum de morte neonatal, principalmente nos países mais pobres, onde os cuidados obstétricos apresentam problemas. Todas as mulheres grávidas não vacinadas, ou que a última dose de reforço tenha sido há mais de 05 anos, devem receber a vacina contra Difteria e Tétano (dupla adulto) após a 20ª semana de gestação.
3. Hepatite A A hepatite A é uma infecção transmitida habitualmente por águas contaminas e pode causar parto prematuro e problemas para o feto. A vacina contra hepatite A também é feita com vírus morto, por isso apresenta baixo risco na gestação. Entretanto, ainda não há muita experiência do seu uso na gravidez, e alguns efeitos colaterais podem ainda ser desconhecidos. Em geral, não se indica esta vacinação durante a gravidez, mas ela pode ser usada em casos especiais, como em mulheres grávidas que vivem em áreas com falta de saneamento básico, ou seja, gestantes sob alto risco de contaminação. Mulheres que já tenham tido hepatite A em algum momento da vida estão imunes e não precisam se vacinar. A sorologia serve para identificar os pacientes já imunizados previamente.
4. Hepatite B A hepatite B é uma infecção transmitida pela via sexual ou pelo sangue. A vacina contra hepatite B é feita com vírus morto e é segura durante a gravidez. Sua administração é feita com 3 doses em um intervalo de 6 meses.

Marcadores:

Cida

Sou Funcionária Pública na area de saúde. Criei esse blog para quem quer e precisa se atualizar. Atualização em saúde, deve ser constante na vida dos profissionais da área da saúde e assim poder ajudar aqueles que cuidam de vida. Foi especialmente preparado para ajudar a esclarecer, passo a passo e em linguagem fácil, tudo o que você sempre quis saber sobre as vacinas, mas ainda não tinha onde procurar, onde ler ou a quem perguntar, poder ajudar as mães que se preocupam com a saúde de seus filhos: para Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e também para aqueles que se interessam pela área de saúde, mais precisamente pela área de prevenção e deseja estar sempre atualizado(a).

4 comentários to ''Vacinas permitidas durante a gravidez"

ADD COMMENT
  1. Oi....tomei a vacina dtpa mais a dt no mesmo dia,tem algum problema pra mim ou pro bebe nao ter respeitado o prazo de trinta dias como é recomendado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O esquema de vacinação completo da dupla adulto é de três doses (devendo ser reforçada a cada intervalo de dez anos) podendo ser tomada a partir dos 10 anos de idade. Se a mulher não tomou nenhuma dose dessa vacina antes de engravidar, é necessário tomar duas doses da dupla adulto, com intervalo de no mínimo 30 dias e complementar com a dTpa. Caso a mulher tenha tomado uma dose da dT antes da gestação, ela deverá reforçar o esquema com mais uma dose da dT e outra da dTpa. Já para as mulheres que se preveniram com duas ou mais doses da dT, recomenda-se a a dTpa administrada com apenas uma dose. Mulheres grávidas devem tomar uma dose da dTpa em cada gestação, independente de terem tomado anteriormente.Não entendi porque você tomou dT e dTpa, sendo que a dTpa é contra o tétano e difteria também.

      Excluir
  2. A vacina dupla adulto (dT) pode ser tomada a partir dos sete anos de idade. Corrigindo aí

    ResponderExcluir
  3. A vacina dupla adulto (dT) pode ser tomada a partir dos sete anos de idade. Corrigindo aí

    ResponderExcluir