A Cadeia de Frio é um sistema logístico que compreende uma equipe técnica qualificada, equipamentos e procedimentos padronizados para o recebimento, armazenamento, conservação, manuseio, distribuição e transporte de imunobiológicos, em condições adequadas de temperatura e protegidos da luz, desde o fabricante até o momento de sua utilização.
Imunobiológicos
São produtos termolábeis, isto é, podem ter sua capacidade imunogênica comprometida quando expostos à temperaturas inadequadas.
O manuseio incorreto, equipamentos com defeito ou falta de energia podem interromper o processo de refrigeração, comprometendo a potência e a eficácia dos imunobiológicos.
Sistema de Refrigeração
O sistema de refrigeração é composto por um conjunto de componentes unidos entre si, com a finalidade de transferir calor de um espaço ou corpo para outro.
Esse espaço pode ser o interior de uma câmara frigorífica, de um refrigerador ou qualquer outro espaço fechado onde haja a necessidade de se manter uma temperatura mais baixa que a do ambiente que o cerca.
Com o Programa Nacional de Imunizações, surge a necessidade de equipamentos de refrigeração para a conservação de imunobiológicos e inicia-se a utilização do refrigerador doméstico para este fim.
Temperatura
A quantidade de calor não pode ser medida, mas através de um termômetro pode-se medir a intensidade do calor. A temperatura de um corpo ou substância é a medida da intensidade ou grau de calor existente em sua massa.
Existem diversos tipos de indicadores de temperatura e para seu funcionamento aproveita-se a propriedade que algumas substâncias têm de dilatar-se ou contrair-se conforme ocorra aumento ou diminuição de sua temperatura. Os líquidos mais utilizados são o álcool e o mercúrio, pois não congelam em baixas temperaturas.
Equipamentos da Rede de Frio
A manutenção preventiva e corretiva é indispensável para garantir o bom funcionamento dos equipamentos da Rede de Frio. Cuidados básicos: · Realizar leitura da temperatura, diariamente, em três períodos (início da jornada de trabalho, início da tarde e final da jornada de trabalho). · Anotar em impresso próprio. · Fazer degelo e limpeza a cada 15 dias ou quando a camada de gelo for superior a 0,5 cm. · Usar tomada exclusiva para cada equipamento instalada a 1,30 m do piso (NBR nº 5410). · Instalar distante de fonte de calor, sem incidência de luz solar direta, bem nivelada e afastada 20 cm da parede e 40 cm entre equipamentos. · Não armazenar outros materiais (materiais de laboratório, odontológicos, alimentos, medicamentos etc.). · Não armazenar nada na porta. · Certificar-se de que a porta está vedando adequadamente.
|
Nenhum Comentário em " REDE DE FRIO "