Marcadores:

Ministério da Saúde emite alerta após registro de casos de Difteria no País

Por Cida → quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Doença contagiosa provocada por bactéria pode ser prevenida com vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

O ministério da Saúde alertou para necessidade de melhora na identificação, notificação e diagnóstico da difteria. A pasta ainda reforçou a importância da imunização contra a doença na infância e na adolescência e dos reforços das doses ao longo da vida.
De acordo com o MS, o número de casos registrados tendência de quedas nos últimos anos, por causa das altas coberturas vacinais. Neste ano, porém, foram registrados 27 doentes, com 6 mortes, todas no Maranhão- Estado onde 32°/° dos municípios registram menos de 95°/° de cobertura vacinal, patamar considerado ideal. No ano passado, apenas seis casos tinham sido registrados, sem nenhum óbito. De acordo com a nota técnica do ministério, " apesar da intensificação das ações de vacinação, a difteria permanece ocorrendo em diversos países do mundo (....) incluindo o Brasil". A doença pode levar a morte. A imunização contra a doença faz parte do calendário vacinal do SUS ( DTP, TETRA-VALENTE, dT ), e ainda protege também contra outras doenças como: coqueluche, tétano e hemófilo do tipo B. 

O que é Difteria?
É uma doença aguda, causada por uma bactéria que frequentemente se aloja nas amídalas, faringe, laringe, nariz, ocasionalmente, em outras mucosas e na pele. É caracterizada por placas iguais a uma membrana que se formam na garganta.

Quais os sintomas?
Placas acinzentadas, duras, semelhantes a uma pele e aderentes. Estado geral comprometido, dor de garganta, febre baixa e edema de pescoço.

Como é transmitida?
Por meio de fala, tosse e espirro.

É possível preveni-la?
Sim. A vacinação é o principal meio de controle.

"Em crianças, a placa que se forma na garganta em razão das toxinas produzidas pela bactéria pode matar. No adulto, isso é diferente. Pode haver até mesmo comprometimento ósseo e cardíaco".  

Marcadores:

Cida

Sou Funcionária Pública na area de saúde. Criei esse blog para quem quer e precisa se atualizar. Atualização em saúde, deve ser constante na vida dos profissionais da área da saúde e assim poder ajudar aqueles que cuidam de vida. Foi especialmente preparado para ajudar a esclarecer, passo a passo e em linguagem fácil, tudo o que você sempre quis saber sobre as vacinas, mas ainda não tinha onde procurar, onde ler ou a quem perguntar, poder ajudar as mães que se preocupam com a saúde de seus filhos: para Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e também para aqueles que se interessam pela área de saúde, mais precisamente pela área de prevenção e deseja estar sempre atualizado(a).

Nenhum Comentário em " Ministério da Saúde emite alerta após registro de casos de Difteria no País "